Contato: (11) 91566 9157

Blog de Viagens

Festas Juninas: Você já sabe qual escolher?

By in Curiosidades, Viagens No Comments

O mês de junho vem chegando e trazendo um dos movimentos mais importantes do folclore brasileiro : As “festas juninas”. Você já sabe qual escolher?

Esse movimento é marcado por festas que celebram santos católicos: Santo Antônio (13/Junho), São João (24/Junho) e São Pedro (29/Junho).

As festas acontecem em diversos estados brasileiros, principalmente no Nordeste e no Sudeste do país, durante todo o mês de junho.

Cada região celebra os santos à sua maneira, unindo os costumes locais, elementos religiosos, populares e folclóricos.

As festas costumam ser realizadas em paróquias, casas, ruas da cidade ou em sítios e contam com alguns elementos essenciais que os identificam: a fogueira, o mastro, a quadrilha, as bandeirinhas e os derivados do milho.

Festas Juninas: comidas

A alegria, a euforia, a dança e a música também são elementos que completam o quadro de uma verdadeira festa junina.

Festas Juninas: Quadrilha

O período é tão importante que, em alguns estados brasileiros, como Alagoas e Pernambuco, o dia de São João é considerado feriado.

Ainda em Alagoas e no Rio Grande do Norte, o dia de São Pedro também é considerado feriado estadual.

As cidades de Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba, realizam as maiores festas de São João do Brasil, e ambas disputam pelo título de “maior São João do mundo”.

Festa Junina Caruaru

Festa Junina de Caruaru

Em Caruaru, foi criada a Vila do Forró, no intuito de acolher os visitantes e reproduzir no centro da cidade todo o clima da roça típica do sertão. A Vila, que recria a arquitetura das cidades do interior, possui réplicas de casas simples, restaurantes, igrejas e outros elementos presentes no cotidiano regional. Além da cidade cenográfica, foi criado também o « Trem do Forró », uma das maiores atrações da festa pernambucana, que traz os visitantes vindos de Recife.

Campina Grande realiza a festa há mais de 30 anos e durante 30 dias, a cidade é decorada com bandeirolas para acolher os visitantes ao som do forró pé-de-serra. No Parque do Povo, onde os festejos são realizados, também foi criada uma cidade cenográfica, que reproduz os prédios históricos da cidade. O local abriga mais de 200 barracas e quiosques, que oferecem pratos típicos da região, como a buchada de bode, cuscuz com carne guisada, pamonha e pé-de-moleque, tapioca, entre outros.

Geralmente, o forró e a música sertaneja embalam as festas juninas, ao som da zabumba, do triângulo e da sanfona.

Agora falta somente você escolher em qual “Arraiá” comemorar.

Este ano, a agenda de festejos no Nordeste, seguem as datas:

Em Caruaru, o período de festejo vai de 28 de Maio a 29 de Junho. O evento apresentará a exposição de várias versões gigantes de comidas típicas nordestinas, como cuscuz, broa de milho, mungunzá, etc.

O Trem do forró é a atração mais animada. Este ano, a atração que está completando 26 anos de tradição e muita alegria, acontecerá no período de 04 a 26 de junho (sempre aos fins de semana).

 

O trem parte de Recife as 16 horas com destino a Cabo de Santo Agostinho. O trajeto de ida e volta, dura aproximadamente 5 horas e cada vagão conta com  trio de forró com zabumba, triângulo e sanfona. No local, o público poderá contar com muita música, barracas de comidas típicas, e artesanato e uma ótima festa na cidade.

Festas Juninas: O trem do forro

Conhecido como o “Maior São João do Mundo”, o São João de Campina Grande 2016 está confirmado e a programação da festa junina será entre 03 de junho e 03 de julho, com o tema “Venha curtir as tradições”.

Os nomes que fazem parte da programação da festa são: Gabriel Diniz, Cavaleiros do Forró, Forró das Antigas, Alcymar Monteiro, Luan e Forró Estilizado, Geraldinho Lins, Elba Ramalho, Solteirões do Forró, Wesley Safadão, Dorgival Dantas, Aviões do Forró entre outros.

Aracaju promete surpreender o público com o FORRO CAJÚ 2016, que será realizado entre 18 e 29 de junho. A programação completa ainda não foi anunciada, porém a prefeitura já divulgou algumas atrações, entre elas Adelmário Coelho Cavaleiros do Forró.

O SÃO JOÃO DE MACEIÓ infelizmente não ocorrerá esse ano, devido a crise econômica do país, deixando a cidade sem recursos para realizar a festa.

Em Mossoró, no Rio Grande do Norte, o evento também promete surpreender o público. O MOSSORÓ CIDADE JUNINA 2016, vai ter uma intensa programação com diversos nomes já conhecidos, apresentações religiosas, o Pingo da Mei Dia e o Revezamento da Tocha Olímpica (06/Junho). Entre as atrações selecionadas estão Dorgival Dantas, Chicabana, Simone e Simaria, Victor e Léo, Aviões do Forró, César Menotti e Fabiano, Solteirões do Forró, Samyra Shows e muito mais.

A Venturo Viagens dedicou uma página para as principais festas juninas do nordeste.  Além disso, há também, uma oferta de pacotes para Aracaju, Recife, João Pessoa e Natal, com saídas diárias.

Não deixe de conferir!

 

Referências:

www.icalendario.com

Post navigation

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?