Contato: (11) 91566 9157

Blog de Viagens

Como é o Natal ao redor do mundo?

By in Curiosidades No Comments

Enfim, já vem chegando a hora de encontrar o bom velhinho.

Semana que vem, começam os preparativos para a tão esperada ceia de Natal. As famílias ainda planejam, durante todo ano, a tarefa que cada integrante irá desempenhar e o que será servido nesta festa.

Esse ano, mais de 60% dos brasileiros passarão o Natal com suas famílias para logo depois partir para seus respectivos destinos de férias.

A outra parte preferiu aproveitar as baixas tarifas que são oferecidas para esta semana, para dar inicio às férias. Dessa parcela de brasileiros, 46% estão indo passar o Natal no exterior.

Mas como será a comemoração para eles? Será que a família reunida, as comidas tradicionais da ceia e o clima não farão diferença?

Muitos destes brasileiros ainda preferem hotéis que oferecessem comemorações tradicionais, porém a comemoração pelo mundo é um pouco diferente da nossa.  Veja como alguns países costumam comemorar essa data:

ESTADOS UNIDOS:

Varia um pouco de acordo com cada região, devido a influência de imigrantes, porém, de maneira geral, os americanos não comemoram a noite do dia 24 de Dezembro e têm o costume abrir os presentes na manhã do dia 25 e reunir a família para o almoço, onde o peru quase não aparece. Nesta refeição é bem comum o pernil e o presunto.

A imagem que temos do Papai Noel se deve a eles:  em 1823, o escritor americano Clement Clarke Moore escreveu a obra “Uma visita de São Nicolau”, onde a figura do Papai Noel cruzava o céu em um trenó puxado por 9 renas. Anos depois, em 1931, uma campanha publicitária de grande sucesso da Coca-Cola espalhou pelo mundo, essa imagem de Santa Claus com o figurino nas cores do refrigerante.

Carruagem no Central Park em Nova Iorque

Carruagem no Central Park em Nova Iorque

FRANÇA:

A Ceia francesa também é composta pelo tradicional Peru, mas também inclui o fígado de ganso e uma grande variedade de queijos. O doce típico do Natal é o Buche, um bolo em forma de tronco de árvore, feito de marzipã e coberto com chocolate. O papai noel francês, Père Noel, tem como ajudante o Père Fouetard, que é encarregado de dizer quais crianças se comportarem bem durante o ano.

Representação do Père Noel e Père Fouetard, na França.

Representação do Père Noel e Père Fouetard, na França.

FINLÂNDIA:

É aqui a casa do bom velhinho, conhecido como Joulupukki. Ele é esperado pelas crianças pela porta da frente da casa e não pela chaminé e não deixam de serem surpreendidas com a famosa frase: “vocês se comportaram bem durante o ano?”.

A ceia é composta por fiambre (presunto), batatas gratinadas, mingau de arroz e também o peru.

Na tradição finlandesa, logo após o jantar, as famílias vão ao cemitérios ascender velas aos entes falecidos.

Aldeia do Papai Noel na Finlândia.

Aldeia do Papai Noel na Finlândia.

ESPANHA:

Os espanhóis comemoram a noite do dia 24 de Dezembro e também o dia 25, reunida com a família e amigos, servindo o tradicional Peru, acompanhado de doces típicos natalinos e muita música. Para eles, a montagem do presépio é parte importante do Natal, feito tanto pelos adultos quanto pelas crianças. E por falar nelas… essa é a parte mais diferente: elas esperam até o dia 06 de Janeiro para receber os presentes, que são entregues pelos Reis Magos e não pelo Papai Noel.

Projeção dos 3 Reis Magos na Câmara Municipal de Madri.

Projeção dos 3 Reis Magos na Câmara Municipal de Madri.

JAPÃO

Assim como na China, o Natal no Japão é visto apenas como um período aquecido para o comércio. A data não é tão comemorada porque apenas uma parcela muito pequena da população é cristã.

O prato típico do Natal é o frango frito e o panetone é substituído pelo Kurisumasu Keeki, um bolo feito de pão-de-ló, coberto com morangos e Chantili.

Natal no Japão

Essas diferenças culturais poderão deixar saudades nos corações de muitos brasileiros, porém são elas que tornarão simples viagens em grandes experiências.

Então, se você faz parte desses brasileiros que querem experimentar algo novo neste final de ano, mas ainda não se preparou, acesse o site da VENTURO VIAGENS e descubra que ainda dá tempo em passar as festas de final de ano fora de casa.

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?