Contato: (11) 91566 9157

Blog de Viagens

BONITO – O Paraíso de águas cristalinas.

By in Viagens No Comments

Conheça um pouco deste magnífico destino turístico, localizado na Serra da Bodoquena em Mato Grosso do Sul.

A região onde está localizada hoje a cidade de Bonito, foi no século XVI, o ponto de apoio para as expedições espanholas que pretendiam alcançar as minhas do Peru. Porém, somente em 1948 a área foi elevada a condição de município.

Bonito é uma pequena cidade de Mato Grosso do Sul, distante da capital Campo Grande 330 km (aproximadamente 4 horas de carro).

Suas principais atividades econômicas são agropecuária, agricultura, mineração de calcário e ecoturismo.

Até a década de 70, Bonito era procurado pelos amantes da pesca e para visita a Gruta do Lago Azul. Somente  em 1983, a prefeitura identificou a cidade como  destino turístico. Porém as condições da cidade ainda eram bem simples.

Gruta do lago Azul

A cidade só cresceu a partir de 2006, com a pavimentação de ruas, reforma da rodoviária, tratamento de estações de esgoto e aumento de postos de saúde, tornando- a melhor estruturada para receber  turistas.

Hoje em dia, Bonito já tem aeroporto e recebe voos da cia.  aérea Azul todas as quartas e domingos.

A centro da cidade oferece bons restaurantes e lojas de souvenires, com  bichos e aves estampados em suas lembrancinhas, dentre eles o jacaré, considerado o mascote da cidade.

Centro da Cidade

A culinária de Bonito, como não poderia deixar de ser, está baseada nos peixes, preparados de todos os jeitos e formas, além de iguarias como o pastel de pacu e de carne de jacaré.

Dentre os muitos passeios que podem ser feitos na região para conhecer  seus rios e lagos de águas cristalinas, cachoeiras, trilhas pela mata e cavernas, separamos alguns que consideramos imperdíveis:

Aquário Natural – Está localizado em um trecho de 800 metros do Rio Baia Bonita, com diversas espécies de peixes coloridos e uma rica flora subaquática. O local oferece uma piscina para o treinamento de mergulho com snorkel, antes de iniciar a flutuação no rio. Quem não quiser fazer a flutuação, poderá fazer o passeio pelo rio em barco.  O local é perfeito para passar o dia porque ainda disponibiliza trilhas para caminhadas e observação de animais, piscinas e  restaurante.

Aquario Natural Baia Bonita

Parque Ecológico do Rio Formoso – O parque está localizado a 7 km do centro da cidade e oferece uma estrutura com lago para atividades aquáticas, trilhas para caminhada e cavalgada, restaurante e vestiários. Pelo Rio Formoso é oferecido um passeio de bote percorrendo um trecho de 5 km em meio a rica fauna e flora, passando por cachoeiras e corredeiras.

Bote no Rio Formoso

Rio Sucuri – Devido a sua formação calcária, é o rio com maior visibilidade. E para completar o cenário paradisíaco, os raios solares incidem sobre as aguas, deixando rastros azulados pela superfície.  O passeio inicia na nascente do rio localizado na Fazenda São Geraldo, distante 20km do centro da cidade. A flutuação dura aproximadamente 50 minutos em um trecho de aproximadamente 2 km. Porém é possível passar o dia na fazenda que tem estrutura de piscinas, redário, bar e restaurante além de oferecer outras atividades como quadriciclo no rio e cavalgada por trilhas.

Rio Sucuri 2

Gruta do Lago Azul –  Distante do centro aproximadamente 20 km, é considerado o cartão postal de Bonito. Para ter acesso a caverna é necessário descer uma trilha de 300m em forma de escada rústica. A gruta apresenta ao fundo, um lago com belíssimos tons de azul e sua profundidade pode chegar a 90m. Atualmente, o passeio é somente contemplativo já que o lago encontra-se fechado para mergulho.

Gruta do lago Azul 2

Grutas de São Miguel – Trilha pênsil de aproximadamente 200 metros de extensão ou carro elétrico, são as duas opções que o Parque Ecológico Vale Anhumas oferece  para ter acesso as grutas, onde é possível caminhar ao lado de estalactites, estalagmites, travertinos e coralóides.

Grutas de Sao Miguel

Bonito tem um clima agradável para visita o ano todo, porém o melhor período é de Maio a Dezembro. Entre os meses de Janeiro a Março, há uma incidência de chuvas.

E quando for arrumar as malas, não se esqueça de incluir: repelentes, calças confortáveis e compridas (para cavalgadas), tênis (para trilhas), roupa de banho e maquinas fotográficas subaquáticas. Os itens de mergulho são oferecidos pelas agencias responsáveis pelos passeios.

Para conhecer a programação da Venturo Viagens para Bonito, clique aqui.

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?